sábado, 13 de março de 2010

HISTORIA - Os aviões da Luftwaffe

Com a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), as batalhas aéreas adquiriram uma importância inédita, já que agora os aviões estavam bem mais avançados, mais equipados e podiam causar mais destruição do que aqueles utilizados na 1° Guerra Mundial. E durante o início do conflito a Luftwaffe, a força aérea alemã, controlou os céus da Europa.

No artigo anterior as armas da Wehrmacht tiveram destaque. Neste, iremos conhecer alguns dos principais aviões e armas que se destacaram na Luftwaffe e que revolucionaram a guerra no aérea, assim como revolucionaram toda a história da aviação moderna.


Caça Messerschmitt Bf 109
Messerschmitt Bf 109
Messerschmitt Bf 109

Um dos melhores caças de todos os tempos, que entrou em operação nos anos 30 e persistiu até o final da segunda guerra. Sua fabricação foi feito em sigilo total pelo governo alemão, e quando estourou a Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), várias unidades desse avião foram testadas pela Legião Condor, e se mostraram de uma eficiência surpreendente. Esses aviões também podiam carregar bombas, e eram superiores aos caças britânicos Spitfires e Hurricanes. No final da guerra, mais de 33.000 unidades haviam sido fabricadas.

Envergadura: 9,92 m

Comprimento: 8,85 m

Altura: 2,59 m

Peso: 1.964 Kg (vazio) e 2.746 Kg (carregado)

Motor: Daimler-Benz DB601E (1.300 hp)

Velocidade Máxima: 628 Km/h

Teto Máximo: 11.600 m

Alcance Normal: 700 Km

Armamento: 2 metralhadoras MG 151 de 15 mm (sobre o motor) e 1 canhão MG FF de 20mm

(eixo da hélice)

Tripulação: 1 homem

Bombardeiro de Mergulho Junkers Ju-87 Stuka
Stuka
Stuka

Durante a campanha na Polônia e na França, os Stukas mostraram ser bastante eficientes, pois carregavam poderosas bombas e tinham uma excelente precisão. Não somente contra edifícios, mas contra tanques também. Os aviões eram equipados com uma sirene que emitia um som assustador quando mergulhavam para acertar um alvo. Tal som tão característico era uma excelente arma psicológica, pois os inimigos não sabiam aonde poderia ser o ataque. Contudo, esse avião não se mostrou eficiente na Batalha da Inglaterra, já que não era tão rápido para combater os Spitfires, mas continuou em uso até o final do conflito.

Modelo: Ju-87D-1

Envergadura: 13,8 m

Comprimento: 11,1 m

Altura: 3,9 m

Peso: 2.750 Kg (vazio) e 5.720 Kg (carregado)

Motor: Junkers Jumo 211J, 12 cilindros (1.300 hp)

Velocidade: 408 Km/h (máxima)

Ascensão Inicial: n/d

Teto Máximo: 7.320 m

Alcance: 1.000 Km

Armamento Defensivo: 2 Metralhadoras MG 17 de 7,92 mm (nas asas) e MG 81 dupla de 7,92 (ré da carlinga)

Carga de Bombas: Uma bomba de 1.800 Kg (sob a fuselagem)

Tripulação: 2 homens


Caça Messerschmitt Me-262 Schwalbe
Messerschmitt-Me-262
Messerschmitt-Me-262

Um dos mais promissores aviões no arsenal da Luftwaffe não teve a atenção que merecia. Este caça foi o primeiro avião a jato a entrar em operação e estava anos à frente em termos de projeto e desempenho. Quando foi apresentado a Hitler, o mesmo achava que o avião deveria poder carregar bombas, o que acabou atrasando a produção, retirando-o de sua real função (que era de interceptador, e não de bombardeiro) e fazendo com que o avião chegasse tarde demais no campo de batalha para mostrar a sua eficiência. Porém, o Me-262 ainda conseguiu colocar medo nos aliados no final do conflito quando o alto-comando alemão resolveu utilizá-lo como caça interceptador, colocando o modelo que carregava bombas de lado.

Modelo: Me-262A-1a

Envergadura: 12,50 m

Comprimento: 10,60 m

Altura: 3,80 m

Peso: 4.000 Kg (vazio) e 7.045 Kg (carregado)

Motor: 2 turbojatos Jumo 004 B de fluxo axial (empuxo de 900 Kg)

Velocidade Máxima: 870 km/h

Ascensão Inicial: 1.200 m/min.

Teto Máximo: 11.500 m

Alcance: 1.050 Km

Armamento: 4 canhões MK 108 de 30 mm

Carga de Bombas: Nenhuma

Tripulação: 1 homem.

Caça-bombardeiro Focke-Wulf Fw 190
Focke-wulf
Focke-wulf

Outro avião de destaque na Luftwaffe, o Focke-Wulf assustou os britânicos quando os encontram pela primeira vez. Munido de armamento pesado e um revestimento bastante resistente, era letal em baixas e médias altitudes. Foi utilizado em todos os fronts em que a Luftwaffe atuou, e mais de 20.000 unidades foram fabricadas.

Modelo: Fw 190A-8/R2

Envergadura: 10,49 m

Comprimento: 8,84 m

Altura: 3,96 m

Peso: 3.170 Kg (vazio) e 4.900 Kg (carregado)

Motor: BMW 801D-2 radial (1.700 hp normal e 2.100 com impulso de emergência)

Velocidade Máxima: 654 Km/h (com impulso)

Ascensão Inicial: 720 m/min.

Teto Máximo: 11.400 m

Alcance: 805 Km

Armamento: 2 metralhadoras MG 17 de 7,92 mm (capô do motor) e 4 canhões MG 151/20 de 20 mm (asas)

Carga de Bombas: 1 bomba de 500 Kg e 2 de 250 Kg

Tripulação: 1 homem.

Bomba V1 
V1
V1

A V1 (Vergeltungswaffe, “Arma da Vingança”) era um avião sem piloto e o primeiro míssil de cruzeiro da história. Era lançado de rampas ou de aviões e voava para o alvo usando um sistema de navegação inercial que não era dos mais eficientes. Sua principal função era instaurar o pânico nas cidades inglesas, e fazer com que o país saísse da guerra. Mais de 30.000 foram produzidas, e mais de 10.000 foram lançadas sobre a Inglaterra, mas acabaram sendo de fácil interceptação pela artilharia antiaérea.

Modelo: Fi 103 ou FZG-76

Peso: 2.150 kg

Comprimento: 7,9 m

Envergadura: 5,37 m

Altura: 1,42 m

Diâmetro do corpo: 83,8 cm

Motor: Argus As14 jato de pulso, 300 kg (660 lb) de empuxo

Velocidade: 656 km/h (máxima operacional), 800 km (mergulho final).

Teto: 3.050 m (serviço, máximo), de 100 a 1.000 (operacional, normal)

Alcance: 240 km (lançada de terra) ou 330 km (lançada do ar, a 2.500 m). Autonomia de 2 h e meia

Relação peso/carga explosiva: 38,6%

Carga explosiva: 830 kg de Amatol


Bomba V2    
V2
V2

A V2 foi a segunda “Arma da Vingança” (Vergeltungswaffe) a ser produzida. Era um míssil balístico de elevado custo de produção, e por esse motivo, foram construídas poucas unidades. Nenhuma arma aliada podia interceptar este míssil, porém, fazendo com que tivesse um elevadíssimo efeito sobre a moral das tropas e das cidades atingidas. Mais de 10.000 foram produzidas, mas cerca de somente 4000 foram utilizadas. A V2 se mostrou um grande avanço tecnológico e foi o primeiro passo para os foguetes modernos de hoje em dia.

Modelo: A4

Peso: 12.870 kg

Comprimento: 14 m

Envergadura: 3,5 m

Diâmetro: 1,68 m

Motor: EWN, 27.500 kg (60.500 lb) de empuxo (aceleração de 6 gravidades)

Velocidade máxima: 5.760 km/h

Teto: 96.000 m

Alcance: 330 km

Relação peso/carga explosiva:: 7,6%

Carga explosiva: 975 kg (907 kg de Amatol 60/40)

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