Trajetória de Planeio ("Glide Slope")
É um transmissor que também fornece um sinal eletrônico, porém, com a
finalidade de orientar a aeronave no plano vertical, de forma que esta possa
descrever uma trajetória descendente, segura, de inclinação conhecida e constante.
Compreende transmissores em UHF e seu sistema de monitoramento
correspondente.
As antenas do subsistema da trajetória de planeio ("Glide Slope") produzem
verticalmente um campo de irradiação modulado pela combinação de dois sinais
de áudio (90Hz e 150Hz). Este campo irradiado desenvolve uma trajetória
descendente pertencente ao plano vertical que contém o eixo da pista. O campo
está de tal forma distribuído que o tom de 90Hz predomina acima da trajetória,
enquanto o tom de 150Hz predomina abaixo desta. Assim, quando uma aeronave
se encontra exatamente na trajetória de planeio, o ponteiro indicador do receptor
de bordo fica centrado na escala do instrumento. Se a aeronave estiver acima da
trajetória, a modulação de 90Hz predominará, fazendo com que o ponteiro
horizontal do instrumento se desvie para baixo de uma quantidade equivalente ao
desvio angular entre a aeronave e a trajetória correta. Se a aeronave estiver abaixo
da trajetória, a modulação de 150Hz predominará, desviando o ponteiro para
cima, de maneira análoga, conforme indicado na Figura 6 a seguir.
Figura 6 - Orientação Vertical nos pontos notáveis da trajetória de planeio.
As profundidades de modulação dos sinais de 90Hz e 150Hz são iguais ao longo
de todos os pontos da trajetória de planeio, que pode ter uma inclinação de 2° a 4°
com o horizonte. Ainda que o valor recomendado seja de 3°, o ângulo de elevação
Introdução
25
da trajetória de planeio pode variar bastante entre os diversos auxílios instalados,
dependendo das características do terreno diante das antenas e dos requisitos do
tráfego aéreo local.
Em uma aproximação ILS, qualquer afastamento da trajetória de planeio deverá
causar imediata resposta no ponteiro do instrumento de bordo, alertando ao piloto
para o sentido da correção a ser aplicada à aeronave, isto é, se deverá subir ou
descer ("Fly-up, Fly-down") para que se mantenha na trajetória prevista.
Assim, percebe-se que a informação de estar voando corretamente a trajetória de
planeio deve se prender apenas às vizinhanças muito próximas, restritas a um
corredor de vôo com largura angular muito estreita e centrado na trajetória.
O glide slope pode ser apresentado em quatro configurações: nulo de referência,
efeito de captura, banda lateral de referência e end fire, conforme descrito a seguir:
- Nulo de Referência: composto por um transmissor de curso e duas antenas. É
utilizado em sítios com ótimas condições de terreno.
- Efeito de Captura: composto por um transmissor de curso, um transmissor de
preenchimento, uma APCU (Amplitude and Phase Control Unit – Unidade de
Controle de Fase e Amplitude) e três antenas, sendo utilizado em sítios com
deficiências topográficas acentuadas.
- Banda Lateral de Referência: composto por um transmissor de curso, uma
APCU e duas antenas, sendo utilizado em sítios onde a área de reflexão é pequena
ou terrenos com declive acentuado após 300m das antenas.
- End Fire: composto por um transmissor de curso, um transmissor de clearance,
uma unidade de interface, duas antenas côncavas (end fire) que são alimentadas
pelo transmissor de curso e duas antenas dipolos alimentadas pelo transmissor de
preenchimento. Por suas características (baixa altura) é utilizado onde a área do
sítio é reduzida (ex.: entre duas pistas).
A potência de saída dos transmissores deve ser o suficiente para produzir um sinal
útil a distâncias de 18km a 28km dos transmissores, cobrindo setores de pelo
menos 8° para cada lado do curso do localizador. As estações do GLIDE operam
em uma das diversas freqüências contidas na faixa de 328MHz a 336MHz. O
receptor da aeronave é automaticamente sintonizado para o canal correto de UHF
quando a freqüência do LOC for selecionada.
Introdução
26
Seus transmissores e antenas são usualmente instalados em um abrigo próximo da
cabeceira de aproximação para dentro da pista, mas afastados lateralmente de seu
eixo central, evitando serem obstáculos susceptíveis de colisão.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário