domingo, 28 de fevereiro de 2010

Spoilers o que é? para que serve?

:

“Spoilers” são superfícies (placas) que, quando comandadas, se abrem no extradorso (parte superior) das asas com a finalidade de reduzir a sustentação e criar arrasto na área afetada.

Os “Spoilers” podem atuar de 3 maneiras em uma aeronave:

1. Podem atuar como freios aerodinâmicos em vôo (“Speed Brakes”) para ajudar a reduzir a velocidade e permitir descidas com ângulos mais acentuados;

2. No solo são usados para destruir a sustentação das asas e possibilitar maior aderência das rodas com a pista a fim de aumentar a eficiência dos freios. Essa função é conhecida como “Ground Spoilers”;

3. Quando usados em conjunto com os Ailerons, tem dois efeitos: aumentar a razão de rolagem para inclinar o avião e criar um arrasto no lado em que o Aileron se desloca para cima, compensando o arrasto da asa oposta.


Vamos agora entrar em maiores detalhes sobre cada uma das formas de atuação dos “Spoilers”:


Speed Brakes:

Quando os “Spoilers” atuam como Speed Brakes, um número igual de placas sobe em cada lado da asa. Essa abertura de placas no extradorso da asa causa um aumento no arrasto e uma perda de sustentação. Nem todas as placas dos Spoilers possuem função de Speed Brake, algumas atuam apenas como Ground Spoilers, outras como Speed Brake, e outras apenas atreladas aos ailerons. Então é comum ver algumas placas atuando em vôo, enquanto outras estão fechadas. Normalmente, o manual da aeronave diz quais são as placas dos Ground Spoilers e dos Flight Spoilers (definição de spoilers usados apenas em vôo, seja como Speed Brake, seja atrelado ao aileron). Segue uma foto do Speed Brake atuando em vôo:



Com a ajuda dos Speed Brakes é possível aumentar a razão de descida da aeronave sem aumentar a velocidade. Esse aumento na razão de descida varia de aeronave para aeronave e também com a configuração que a aeronave está. Este aumento pode ser de 1.000 pés por minuto, como pode ser de apenas 300 pés por minuto.

Existem outros tipos de Speed Brake que não atuam sobre as asas, mas sim no cone de cauda da aeronave. Caso do Fokker 100, aonde os Spoilers não possuem função de Speed Brake.


Ground Spoilers

Por ter a finalidade de destruir a sustentação os Ground Spoilers utilizam todas as placas dos Spoilers para que a perda de sustentação seja o mais eficaz possível. Reparem na foto abaixo e vejam a diferença de atuação entre o Speed Brake e o Ground Spoiler, vejam como o Ground Spoiler abre todas as placas dos Spoilers em suas deflexões máximas, quebrando a sustentação e assim aumentando a eficiência dos freios:



Atuação conjunta com os Ailerons

Essa atuação em conjunta dos Spoilers com os Ailerons é normalmente adotada em grandes aeronaves à jato (não é comum em aeronaves menores do que um B737 ou um A319, como os jatos executivos). Entretanto, em alguns aviões de pequeno porte, os Spoilers são usados em vez dos Ailerons para o controle lateral da aeronave.

Quando se aplica manche para os lados com o intuito de realizar uma curva, as placas do Spoiler abrem somente do lado em que o Aileron é deflexionado para cima, ajudando na redução da sustentação desse lado e criando um arrasto que compensa o arrasto da asa oposta, ocasionado pelo aumento da sustentação.

Nos aviões assim equipados, torna-se desnecessária a aplicação de leme de direção para coordenar a curva. Segue uma imagem, está em inglês, mas acho que não tem problema quanto ao entendimento:



Uso correto dos Speed Brakes (Boeing 737)
O Pilot Flying (PF) deve manter a mão sobre a manete dos Speed Brakes durante toda a operação dos mesmos. Esse procedimento evita que os pilotos esqueçam os Speed Brakes abertos!

A manete dos Speed Brakes deve ser utilizada, preferencialmente, apenas na posição “Flight Detent” (o porquê disso vou explicar em algumas linhas abaixo).

Nunca utilize os Speed Brakes entre a posição “UP” e “Flight Detent”.

Os Speed Brakes deveram ser recolhidos antes de se atingir a altitude desejada, 500’ pés no mínimo. Lembre-se de antes de aplicar potencia, recolher os Speed Brakes.

O Uso dos Speed Brakes com Flaps deve ser evitado, se possível. Com Flaps além da posição 15, os Speed Brakes devem ser recolhidos.


Porque devemos utilizar os Speed Brakes apenas na posição “Flight Detent”Huh?

Lembrem-se que os Spoilers são atuados em conjunto com os Ailerons para “ajuda-los” a realizar uma curva, ou seja, quando aplicamos comando para curvar para a direita os Spoiler da asa direita sobem e os da asa esquerda permanecem fechados, fazendo com que a asa da direita perca sustentação e desça para a realização da curva!!!

Vamos imaginar a seguinte situação:

Um 737-700 descendo para uma altitude X com Speed Brakes aplicados em uma posição entre “Armed” e “Flight Detent”. Nesta situação os Speed Brakes estão abertos a meio curso, ou seja, nem totalmente abertos, nem totalmente fechados!

Se comandarmos uma curva para a esquerda, por exemplo, os Spoilers (que são as mesmas placas dos Speed Brakes) iram atuar para ajudar na realização da curva, então as placas dos Spoilers na asa esquerda iram abrir ainda mais (lembrem-se que estão a meio curso), enquanto que os Spoilers da asa direita iram fechar.

Essa combinação aumenta de forma considerável a razão de rolagem da aeronave (Roll Rate), tornando a aeronave muita mais sensível na atuação das curvas! Esse é também o motivo do porque não se aplica Speed Brakes em curva (aumenta a razão de rolagem da aeronave).



Referências Bibliográficas:

Livro: Aerodinâmica e Desempenho de Aeronaves para Pilotos
Autor: Cmte. L. S. Pinto

Manual: FCTM (Flight Crew Training Manual) Boeing 737

Manual: Programa de adaptação para aeronaves a jato
Autores: Cmte. Barbosa Gomes, Cmte. Furich e Cmte. Felipe Barros
VARIG Flight Training Center – Porto Alegre

TEMA JA EXISTENTE E  ESCRITO NO BLOG BRAZILIAN DIVISION

Nenhum comentário:

Postar um comentário